Related Posts with Thumbnails

e-mail grupoflordolacio@gmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

300 Discos importantes da música popular brasileira

Uma característica marcante no ser humano é rotular, compilar, dimensionar, talvez seja uma tentativa arquetípica de entender e controlar o mundo ao seu redor. Em decorrência dessa necessidade, surgem as listas. Os 100 melhores disto, os 50 maiores daquilo, e por aí vai. Listas são sempre redutoras, mas úteis. Importante é conhecê-las sem perder o senso crítico. Algo similar a manter em mente que o concurso de miss mundo certamente não privilegia as mulheres mais bonitas do mundo, muitas sequer sabem da existência do evento, outras simplesmente não estão interessadas em participar.

300_discos_baixa

Acaba de sair um livro interessante com a proposta de apresentar os 300 discos importantes da Música Brasileira de Charles Garvin, baterista dos Titãsgavin_foto pela Editora Eu sou da Paz. Com textos dos jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve, o livro traz encartados dois discos históricos em CD: "O último Malandro" (1959), de Moreira da Silva, e "Baterista: Wilson das Neves" (1968), de Elza Soares. O livro apresenta capas e resenhas de discos da MPB lançados entre 1929 e 2007. A seleção certamente irá provocar controvérsias quanto a esse ou aquele trabalho excluído da lista, mas trata-se, levando em consideração a ressalva quanto às listas, de um belíssimo e competente trabalho de pesquisa e resgate da memória musical brasileira com a vantagem de apresentar o conteúdo num acabamento gráfico primoroso ao longo de suas 436 páginas.

Apesar de não fazer parte da obra, vale a pena citar que existe um blog muito interessante baseado no livro chamado 300 discos importantes da Música Brasileira que a partir da proposta do livro, traz uma série de imagens, links para download e informações complementares utilizando a pluralidade de recursos que a internet possibilita. Vale a pena comprar o livro (apesar do preço meio salgado - R$230), acessar o blog e ver o filme, se um dia resolverem fazer…

(Entrevista sobre o livro)

Informações Complementares

Charles Gavin na Wikipédia

Site oficial dos Titãs

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir

 

Made by Lena